Rauschenberg – O Inferno de Dante no Centro Cultural Correios

Rauschenberg – O Inferno de Dante no Centro Cultural Correios

“Deixai toda esperança, ó vós que entrais”. Assim começa a aventura de Dante Alighieri ao adentrar as portas do Inferno acompanhado do poeta Virgílio como seu guia.

A Divina Comédia é obra-prima da literatura mundial. A visão que Dante criou do Inferno impressionou seus contemporâneos e influenciou toda a cultura ocidental. O texto, escrito entre 1308 e 1321 e primeira obra literária escrita em língua vulgar, foi a referência para a definição da língua italiana moderna, quando a Itália foi unificada nos anos 1860.

Em 1958, Robert Rauschenberg inicia a realização da série L’Inferno di Dante usando a técnica de transferência de imagens de revistas com aplicação de solventes. O Inferno é a primeira das três partes que compõem a Divina Comédia, com 34 cantos. Para cada um dos cantos, Rauschenberg elaborou uma obra.

A exposição traz os 34 cantos do Inferno traduzidos em português, cada canto acompanhado de sua obra. A tradução foi feita de forma narrativa, sem a preocupação com a estrutura poética, o que a torna mais fácil de entender e acompanhar.

São os últimos dias! E é grátis!

Dica: tem um lindo catálogo da exposição disponível com os monitores. Peça o seu!

Robert Rauschenberg – O Inferno de Dante
Centro Cultural Correios – SP
Av. São João, s/n – Centro (metrô São Bento ou Anhangabaú)
Até 22 de março de 2015
Terça a domingo, das 11h às 17h.
Entrada franca.

Comente

Back to Top