Obra de Gauguin se torna o quadro mais caro da história

Obra de Gauguin se torna o quadro mais caro da história

A pintura “Nafea Faa Ipoipo (Quando você vai se casar?)” do pintor francês Paul Gauguin, de 1892, foi vendida por 300 milhões de dólares, o valor mais alto já pago por uma pintura. Conforme reportagem do The New York Times, o quadro pertencia ao colecionador suíço Rudolf Staechelin e teria sido vendido à família real do Qatar. Staechelin não confirmou a identidade do comprador.

Hoje a obra se encontra no Kuntsmuseum Basel, na Basileia, e está em exposição numa mostra com 51 obras de Gauguin e fica em cartaz até 28 de junho.

Aos 25 anos, Gauguin abandonou a carreira de corretor da Bolsa de Valores para se dedicar à pintura e adotou um estilo de vida boêmio. Foi duas vezes ao Taiti. Na primeira, 1891, estava enfrentando problemas financeiros em Paris e aproveitou a viagem para pintar as paisagens da Polinésia Francesa. De volta a Paris, seus quadros foram recebidos com indiferença pelo mercado de artes e ele não tardou a retornar ao Taiti, desta vez para nunca mais voltar à Europa.

Embora sua arte não seja enquadrável em um único movimento artístico, as formas sintéticas e a cores carregadas de significados abriram caminhos para novas concepções da pintura, que ajudaram a constituir o moderno nas artes visuais.

Paul_Gauguin_138

Comente

Back to Top