Leonardo da Vinci – A natureza da invenção

Leonardo da Vinci – A natureza da invenção

Pare o que está fazendo e marque agora na agenda, porque esta exposição é imperdível.

Leonardo da Vinci, o pintor daquele que talvez seja o quadro mais famoso no mundo. Por muito tempo a História deixou em segundo plano as múltiplas habilidades dessa figura que vão bem além do talento artístico. Mais que um pintor, engenheiro, arquiteto: um visionário.

Um curioso constante, principalmente quanto aos mecanismos da natureza. A força das águas, o movimento dos pássaros, a fisiologia humana, a metamorfose e anatomia dos animais, a composição das plantas, Leonardo passava horas observando os fenômenos naturais com interesse científico e intuindo leis da Física que ainda levariam séculos para serem descobertas.

E um empreendedor. Ele soube explorar as próprias habilidades para conseguir encomendas e “patrocínios” para os próprios projetos, muitos deles que nem saíram do papel. No clima fecundo da Florença humanista do século XV, pôde desenvolver suas capacidades artísticas e sensíveis. Na corte de Milão, inúmeros projetos militares e urbanísticos ganharam as páginas de croquis do mestre, assim como outras muitas engenhocas impensadas até então, ou até mesmo impossíveis de produzir com a tecnologia da época.

A exposição na Galeria de Arte do SESI traz uma série de maquetes produzidas em 1952 (em comemoração aos 500 anos do seu nascimento) e pertencem ao Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão. Além de poder ver as invenções e os croquis a partir dos quais foram feitas, o visitante pode experimentar os mecanismos dos projetos em peças produzidas especialmente para serem mexidas.

Com muito material interativo, a exposição explora todos os sentidos e traz informações sobre a vida de Leonardo e o contexto histórico em que viveu. Detalhes sobre seus cadernos de anotações ilustram de onde podem ter partido algumas ideias.

Vale destacar também a seção que mostra experimentos de cientistas do nosso tempo que, assim como ele, fascinados com a anatomia e fisiologia dos animais, criaram ou tentam criar as mais variadas invenções científicas.

É uma exposição para todos os públicos e idades, muito bem montada e com educadores dispostos a ajudar e explicar. Talvez a única falha seja não ter lugar para sentar nas seções com vídeos, momento em que o visitante poderia descansar para prosseguir.

A entrada é gratuita e a Galeria de Arte do SESI fica perto do metrô Trianon-Masp.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Galeria de Arte do Sesi-SP
11/novembro a 10/maio de 2015
Av. Paulista, 1313
Diariamente das 10h às 20h
Entrada franca.

Comente

Back to Top