Retrospectiva de Lygia Pape em Londres

Aproveitando a ocasião em que a Serpentine Gallery em Londres está expondo uma retrospectiva da artista Lygia Pape (1927-2004), fundadora da escola neoconcretista e um dos expoentes da arte brasileira, o crítico de arte Adrian Searle discorre sobre o Livro do Tempo, uma instalação de objetos de madeira deita entre 1961 e 1963, no vídeo abaixo (apenas em inglês).

Ele analisa as diferenças entre a arte européia e a arte brasileira, que tem suas raízes na primeira mas se desenvolveu em uma direção muito mais poética e sensorial, diferentemente daquela arte europeia cheia de símbolos e formas. Quando Searle fala da obra Livro do Tempo, destaca como o expectador é convidado a participar da obra trazendo a própria poesia, interação que faz parte também de outros trabalhos não apenas de Pape mas de seus contemporâneos Helio Oiticica e Lygia Clark.

Mais informações sobre a exposição aqui (em inglês).

Original do The Guardian.

One Comment

  1. Lygia Pape na Estação Pinacoteca » Arteando
    15/03/2012 @ 9:45 pm

    […] informaçoes sobre a mostra: Pinacoteca Sobre a obra Livro do Tempo, da retrospectiva de Londres: http://arteando.fiz.art.br/2011/12/retrospectiva-de-lygia-pape-em-londres/ Imagens das obras de Lygia Pape: […]

    Reply

Comente

Back to Top