Visitas virtuais aos museus brasileiros

Visitas virtuais aos museus brasileiros

Acabo de voltar do Palácio do Catete. Não, eu não estou no Rio. Foi a minha visita virtual ao Museu da República que fica no Palácio do Catete, antiga sede da nossa república.

Eu poderia ter ido ao Museu Casa Guignard em Ouro Preto, ou ao Museu Victor Meirelles em Floripa, ou a vários outros. É uma realização da ERA (Empório de Relacionamentos Artísticos), que disponibilizou o acesso virtual a esses museus, com imagens em 360 graus e narrações informativas e agradáveis de ouvir.

Em um país que valoriza ainda tão pouco a própria história e a própria cultura, qualquer iniciativa que traga para o cotidiano esse passado esquecido tem que ser divulgado. Um prato cheio para quem costumava folhear volumes  de enciclopédia nas horas vagas, procurando por qualquer assunto que pudesse interessar. Hoje a internet é a nossa enciclopédia. Temos menos horas vagas, mas as possibilidades se multiplicaram. Passeie pelos salões do Palácio do Catete enquanto alguém conta uma história, a nossa história.

Ainda são poucos os museus, mas alguns já contam até com versão em inglês —  e seria ótimo que a nossa arte e história pudesse ser divulgada no exterior. Será que a iniciativa chega a São Paulo?

ERA Virtual
www.eravirtual.org

Escadaria central do Palácio do Catete, ricamente decorada e construída no fim do século XIX com material importado. No alto, uma estátua de Vênus cópia do original do Museu Nacional de Nápoles.

Palácio do Catete, Salão Pompeano, inspirado na decoração das casas de Pompéia, Itália, cidade devastada (e conservada) pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.

.

2 Comments

  1. bianca
    13/09/2011 @ 5:58 pm

    eu ñ consigu entrar como eu faço pra mim entrar no palacio catete em um passeio virtual 3d?me ajudem?

    Reply

  2. leticia
    29/10/2011 @ 4:06 pm

    não consigo entra no paseio virtual pelo palacio do catete como faça para entra no paseio virtual? por favor me ajude

    Reply

Comente

Back to Top